sexta-feira, 10 de junho de 2011

Santo Antônio

Mesmo interditado, o MUHSE continua a desenvolver internamente a sua programação. Nesse sentido, foi instalada a expoisção "Os Santos de Junho", uma forma de manter a tradição que anualmente o museu realiza.




Curso de Extensão de Arquivologia no MUHSE

Foi realizado no período de 23 à 27 de maio o Curso de Extensão Noções sobre Arquivologia, cujo objetivo era demonstrar a importância dos arquivos para pesquisa e a sua relação com a Museologia. Participaram funcionários do Arquivo da Câmara Municipal de Aracaju e estudantes dos cursos de Museologia e Arqueologia.
Púbico inscrito junto com a Profª Verônica, diretora do MUHSE e
palestrante do curso

Mais Semana de Museus


No dia 19 de Maio, no Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), localizado em Canindé do São Francisco, foi realizada dentro da Semana de Museus, uma mesa redonda sobre Museus e Memória, enfocando o trabalho realizado pela equipe do Centro de Documentação e Pesquisa do Baixo São Francisco, projeto da área temática Patrimônio Histórico do Instituto Xingó/CHESF e a relação entre o Patrimônio e a Arqueologia. Participaram do evento a Antropóloga Beatriz Góis Dantas, a Profª Drª Terezinha Alves de Oliva - Superintendente do IPHAN/SE e da Profª Verônica Nunes, Diretora do Museu do Homem Sergipano, sob a coordenação do Profº Dr. Albérico Nogueira Queiroz, Diretor do MAX. 


  

Profª Verônica Nunes, diretora do MUHSE, em seu discurso.

 
Antropóloga Beatriz Góis Dantas

Profª Terezinha Oliva fala aos presentes.


 
Público presente no auditório do MAX.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia Internacional de Museus 2011



Verônica Nunes

Criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) desde 1977, o Dia Internacional de Museus tem seu evento celebrado mundialmente no dia 18 de maio. Nesse ano, o tema é Museus e Memória - “os objetos contam tua história”. E conta com a parceria de órgãos como: Programa Memória do Mundo/UNESCO, Conselho de Coordenação das Associações de Arquivos Audiovisuais (CCAA), Conselho Internacional de Arquivos (ICA), Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e Federação Internacional da Associação de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA).

O tema está relacionado com o objeto museológico que é algo básico para a memória da comunidade e, porque, ao mesmo tempo, esses objetos também representam o patrimônio cultural e natural que tem uma história para contar.
Para o desenvolvimento do tema, o ICOM identificou cinco áreas de enfoque:
  1. Cuidado e acesso as coleções e documentos;
  2. História dos museus;
  3. A memória esquecida;
  4. A relação ente memória, a comunidade e a identidade - incluindo a identidade familiar;
  5. A contribuição da África ao mundo.
No Brasil, o evento está incluso na 9ª Semana de Museus patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) /MinC.

O Dia Internacional de Museus é, enfim, como explica o ICOM, uma oportunidade única para que os museus façam ouvir sua voz e atraiam um público mais amplo através de atrativos educativos.


O Museu do Homem Sergipano, órgão da UFS vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários comemorou o evento realizando uma mesa redonda na qual foi  abordado o tema da Memória e, ao mesmo tempo, apresentadas narrativas memorialísticas sobre museus sergipanos.

O público participante foi composto por estudantes de Museologia/UFS, diretor e ex-diretor de museu, guia de turismo e a equipe do MUHSE, num total de 30 pessoas, considerando que o edifício ocupado pela instituição está sob interdição para reforma.







Ingrid Batista, estagiária do MUHSE e cerimonialista da noite.

















Componentes da mesa: Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Souza, Neila Cardoso Couto, Antropóloga Beatriz Góis Dantas e Profª Ana Conceição Sobral de Carvalho.

Antropóloga Beatriz Dantas ao microfone.



 
Profª Ana Conceição ao microfone.


 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade


O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em reconhecimento às ações de promoção e preservação do patrimônio cultural brasileiro. O prêmio, cujo nome é uma homenagem ao fundador do IPHAN, tem como objetivo promover e valorizar iniciativas em prol do patrimônio cultural, as quais compartilham dos mesmos ideais de Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Oferecido anualmente a pessoas físicas e instituições públicas e privadas, o prêmio celebra as iniciativas de significativa relevância para a memória, a identidade e socialização do patrimônio cultural de nosso país.

Categorias de participação

  • Promoção e comunicação
  • Educação patrimonial
  • Pesquisa e inventário de acervos
  • Preservação de bens Móveis
  • Preservação de bens Imóveis
  • Proteção do Patrimônio natural e arqueológico
  • Salvaguarda de bens de natureza imaterial
O prêmio é atribuido à uma única ação representativa por categoria, e é constituído de um troféu, um certificado, um selo de identificação e um incentivo financeiro de R$ 20.000,00

As inscrições até 8 de julho.
Acesse as informações no site www.iphan.gov.br ou visite a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no seu estado ou no DF.

Antônio: Tempo, Amor e Tradição

Cartaz de divulgação da exposição.
Esse é o título da 11º exposição de Altares de Santo Antônio, que acontecerá de 01 à 13 de junho de 2011 na Galeria de Artes Florival Santos, Cultart. O evento presta uma homenagem ao santo conhecido por suas intervenções casamenteiras e conta com novenas, apresentações culturais e coffee break com comidas típicas do período junino. Uma pessoa (ou uma instituição) fica responsável, a cada dia, pela viabilização do evento. O primeiro dia, que acontecerá hoje, dia 01 de junho, será uma parceria do Cultart e o do Museu do Homem Sergipano, ambas instituições vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão da UFS. A abertura está marcada para começar as 20 hrs e a visitação acontece a partir do dia 02 de junho, das 8 as 12 hrs e das 14 as 20 hrs. Confira abaixo os responsáveis por cada dia do evento:

Dia 01 - UFS/CULTART/MUHSE
Dia 02 - Ação Solidária Santo Antônio
Dia 03 - Manoel Odilon
Dia 04 - Marta M. Cabral Aguiar E Tereza M. Cabral
Dia 05 - Flávia Cunha e Stella Cáceres
Dia 06 - O Caldeirão Bar e Restaurante E Eduardo Maia
Dia 07 - Roberto Festas
Dia 08 - Ary César
Dia 09 - Funcaju/ Escola de Artes Valdice teles
Dia 10 - Essência
Dia 11 - Nade (Núcleo de artes e Design)
Dia 12 - Marcelo Uchôa
Dia 13 - Otávio Luiz Cabral Ferreira

A curadoria da exposição é do Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira e a coordenação é da Porfª Maria Lucineide Ribeiro