quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia Internacional de Museus 2011



Verônica Nunes

Criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) desde 1977, o Dia Internacional de Museus tem seu evento celebrado mundialmente no dia 18 de maio. Nesse ano, o tema é Museus e Memória - “os objetos contam tua história”. E conta com a parceria de órgãos como: Programa Memória do Mundo/UNESCO, Conselho de Coordenação das Associações de Arquivos Audiovisuais (CCAA), Conselho Internacional de Arquivos (ICA), Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e Federação Internacional da Associação de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA).

O tema está relacionado com o objeto museológico que é algo básico para a memória da comunidade e, porque, ao mesmo tempo, esses objetos também representam o patrimônio cultural e natural que tem uma história para contar.
Para o desenvolvimento do tema, o ICOM identificou cinco áreas de enfoque:
  1. Cuidado e acesso as coleções e documentos;
  2. História dos museus;
  3. A memória esquecida;
  4. A relação ente memória, a comunidade e a identidade - incluindo a identidade familiar;
  5. A contribuição da África ao mundo.
No Brasil, o evento está incluso na 9ª Semana de Museus patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) /MinC.

O Dia Internacional de Museus é, enfim, como explica o ICOM, uma oportunidade única para que os museus façam ouvir sua voz e atraiam um público mais amplo através de atrativos educativos.


O Museu do Homem Sergipano, órgão da UFS vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários comemorou o evento realizando uma mesa redonda na qual foi  abordado o tema da Memória e, ao mesmo tempo, apresentadas narrativas memorialísticas sobre museus sergipanos.

O público participante foi composto por estudantes de Museologia/UFS, diretor e ex-diretor de museu, guia de turismo e a equipe do MUHSE, num total de 30 pessoas, considerando que o edifício ocupado pela instituição está sob interdição para reforma.







Ingrid Batista, estagiária do MUHSE e cerimonialista da noite.

















Componentes da mesa: Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Souza, Neila Cardoso Couto, Antropóloga Beatriz Góis Dantas e Profª Ana Conceição Sobral de Carvalho.

Antropóloga Beatriz Dantas ao microfone.



 
Profª Ana Conceição ao microfone.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário