sexta-feira, 23 de março de 2012

Notícias do Seminário Aracaju e seu patrimônio.

Foi realizado na Biblioteca Pública Epifânio Dória o Seminário Aracaju e seu patrimônio, cuja as palestras versaram sobre a memória e o patrimônio, a cidade e o patrimônio e o patrimônio de Aracaju. Sintetizando com a palestra e exposição de Bené Santana.

A primeira mesa (13/03), constituida pela Profª Rosineide Santana, pelo Profº Dr. Antônio Lindvaldo Souza com a coordenação da Profª Sônia Carvalho, abordou os temas Aracaju, entre a memória e a história e, Aracaju na literatura.

A segunda mesa (14/03), contou com a participação da Profª Maria Socorro Soares e da Profª Dra. Janaína Cardoso de Mello, apresentou os temas Cidade e patrimônio e, Memória e patrimônio.





A terceira mesa (15/03), composta pelo Sr. Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, pela Profª Ana Conceição Sobral de Carvalho e por Marcos Paulo Carvalho LIma que apresentaram o patrimônio de Aracaju.



No último dia (16/03), a palestra realizada no MUHSE, foi proferida pelo artista plástico Bené Santana e tratou da relação Arte e patrimônio, enfocando o olhar do artista sobre o patrimônio da cidade de Aracaju.
Após a realização do Seminário, o MUHSE abriu a exposição Um olhar sobre Aracaju:impedimentos acéu aberto, que estará aberta ao público até o dia 30 de abril.
A Profª Dra. Conceição Vasconcelos, Pró-Reitora de Extesão e o artista plástico Bené Santana.

O MUHSE agradece a Profª  Sônia Carvalho e a toda a equipe da BPED pela parceria e apoio na realização do Seminário;  aos professores palestrantes pelas informações concedidas e pelo desprendimento e boa vontade em colaborar com o MUHSE e, aos participantes pelo interesse em conhecer o patrimônio aracajuano e, enfim, a todos nós que fazemos o MUHSE.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Cumprimentos e recomendações

O Museu do Homem Sergipano agradece ao NPD Orlando Vieira  pelo convite abaixo e o cumprimenta pela oportunidade oferecida à população sergipana da homenagem prestada ao ator Orlando Vieira.




E, também agradece e parabeniza a Profª Fernanda Cordeiro de Almeida pelo lançamento do livro Manguezias aracajuanos: convivendo com a devastação, fruto da sua dissertação de mestrado vitoriosa do Prêmio Nelson Chaves, da FUndação Joaquim Nabuco, em 2009.
Na oportunidade, o MUHSE sente-se privilegiado em possuir uma exposição temporária sobre essa obra que enriquece e valoriza o nosso acervo cultural.



A todos os nossos leitores, o MUHSE recomenda essas referências.

Ficha para inscrição de Seminário

Segue o modelo para preenchimento e realização da inscrição no Seminário Aracaju, memória e patimônio.
A ficha deve ser impressa, devidamente preenchida e enviada  em anexo ao endereço eletrônico do MUHSE que é: muhse_ufs@yahoo.com.br
Estará disponível também no MUHSE algumas fichas para inscrição presencial.
A BPED e o MUHSE aguardam a presença dos participantes.

terça-feira, 6 de março de 2012

Programação de Março

Seminário Aracaju, memória e patrimônio

Comemoração dos 157 anos da Cidade de Aracaju


Em parceria com a Biblioteca Pública Epifânio Dórea, o Museu do Homem Sergipano realiza o Seminário Aracaju, memória e patrimônio. A  programação será iniciada no dia 13/03/12 se prolongando até o dia 16/03/12. Nos dias 13,14,15/03 as sessões serão realizadas na Sala Antônio Carlos Plech, na Biblioteca Pública Epifânio Dórea, situada à Rua Vila Cristina, s/n. E, no dia 16/03, no auditório do Museu do Homem Sergipano, situado à Rua Estância, 228.
As inscrições estão abertas no MUHSE e na BPED, no horário das 09 as 12 horas e das 14 as 18 horas.


Disponível em: http://www.educarse.com/v3/index.php/
personalidades/455-bene-santana. Em 06/03/12
No dia 16/03, completando o evento, será inaugurada a exposição temporária, Gravura em Superfície: Aracaju em preto e branco, que reúne produtos artísticos do artista Bené Santana, Bacharel em Ciências Sociais pela UFS e Mestre em Artes Visuais pela UFBA.

 A exposição resulta dos estudos sobre os impedimentos que afetam a cidade e é um dos resultados das reflexões realizadas pelo artista na sua dissertação de mestrado Cercas urbanas: uma poética sobre os tapumes, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia e apresenta obras sobre papel e porcelana.
                                                                                     

Programação

13/03/12
Local: Sala Antônio Carlos Plech (BPED)
Horário: 13h30- 18h30
- Aracaju entre memória e história.
Profº Dr. Antônio Lindvaldo Sousa- DHI/UFS.
- Aracaju na literatura.
Profª Msc. Maria Rosineide Santana- PROLER/DLV/UFS.

14/03/12
Local: Sala Antônio Carlos Plech (BPED)
Horário: 13h30- 18h30
- Patrimônio e memória.
Profª Janaína Cardoso de Mello- NMU/UFS.
- Patrimônio e cidade.
Profª Maria do Socorro Soares dos Santos. Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural- UFPEL/RS.

15/03/12
Local: Sala Antônio Carlos Plech (BPED)
Horário: 13h30- 18h30.
- Aracaju: um olhar sobre a cidade.
Luiz Fernando Soutelo. Câmara de Patrimônio/Conselho Estadual de Cultura.
- Os bens tombados em Aracaju.
Profª Ana Conceição Sobral de Carvalho e Marcos Paulo Carvalho Lima - Coordenação de Preservação/SUBPAC.

16/03/12
Local: Auditório do MUHSE.
Horário: 13h30
- O olhar sobre a cidade: arte e patrimônio.
Benedito Santana. Bacharel em Ciências Sociais/UFS. Mestre em Artes Visuais/UFBA.
 - Abertura da Exposição temporária:
Horário: 17h
Gravura em Superfície: Aracaju em preto e branco.